06 abril 2010

a propósito da páscoa...

A páscoa por estes lados costuma ser passada em família na terrinha da mãe (muito perto de Castelo Branco) mas tal como todos os eventos familiares é passada a servir cafés no café dos meus avós, cada elemento da família almoça ou janta sozinho para poder ajudar a seguir. É diferente, muitos podem achar estranho ou até que nos desligamos uns dos outros, mas curiosamente não. Sempre foi assim, pelo menos desde que me lembro, nunca se fecha a porta do café, nem na véspera de natal (vamos à vez abrir os presentes!) O café que não é pequeno (duas salas que dão para 80 pessoas sentadas, e que ainda têm 2 mesas de bilhar, 1 snoccer e matrecos) enche até rebentar pelas costuras, é o único na aldeia e alberga todas as famílias e amigos, desde o pessoal mais jovem até aos mais velhos, sem excluir as famílias que vêm de fora só para a festa, tal como eu, as pessoas vestem-se e aprontam-se para a hora de ir ao café, e por lá ficam até altas horas da noite na conversa a partilhar as amêndoas no caso da páscoa ou outros doces. eu pessoalmente já gostei mais, hoje em dia ajudo mais do que desfruto, mas acredito que para muitas daquelas famílias mais do que um ponto de encontro é uma forma de estar vivo, como exemplo tenho os meus bisavós que não passam sem a cerveja média depois do almoço, sempre na mesma mesa e sempre pela garrafa.

3 comentários:

Olhos Dourados disse...

Realmente não é uma coisa que se veja sempre!

Pablo disse...

Lindo texto... conciso, direto porém sem deixar de mostrar sensibilidade! E não te enganes, as nossas relações com as "coisas" da vida mudam a cada tempo nosso... Às vezes nos afastamos, depois voltamos e noutras épocas, simplesmente necessitamos...

Inês Robalo disse...

Também fui passar a páscoa perto de Castelo Branco, os meus pais são de lá!
O café lá da aldeia só fecha na festa do verão, ao final da tarde o dono fecha as portas, para desta forma o consumo ser feito na festa e ajudar os festeiros a juntar o dinheiro para no fim pagarem as despesas. De resto está sempre aberto também, apesar de haver mais dois cafés, aquele é o mais frequentado.

Beijinhos